Recapitulando: ” Bunkai literalmente significa a “análise” ou a “desmontagem”, é um termo usado dentro Artes martial japonesas para referir- se à aplicação das técnicas de combate extraídas dos movimentos de um “formulário” (kata).”
É executado geralmente com um parceiro ou um grupo de parceiros que executam ataques pré-definidos, e o estudante do kata responde com defesas, contra-ataques, ou outras ações, baseadas em uma parte do kata. Isto permite que o estudante que está executando compreenda o que os movimentos do kata significam e o que se pretende com eles. Pode também ilustrar como melhorar a técnica ajustando distâncias, tempo, movimentação, cronometrar corretamente movimentos, e adaptar uma técnica dependendo do tamanho de um oponente. Alguns kata tem uma outra camada de aplicação ( ura bunkai). Os praticantes diferentes aprenderão ou descobrirão aplicações alternativas, mas o bunkai, como kata, varia baseado no estilo e no professor.
Um único kata pode ser quebrado em qualquer lugar em dúzias de aplicações, e a mesma sucessão de movimentos, às vezes, pode ser interpretada de modos diferentes que resultam em vários bunkai. O bunkai é exigido para os estudantes de artes marciais para promoção.
Bunkai pode ser óbvio ou elusivo dependendo da técnica estudada, dos movimentos que o precedem e que o seguem, do grau, do tipo físico , etc. Há geralmente muitos estágios da profundidade da compreensão do bunkai alcançada somente através da passagem do tempo. Os termos toridai e himitsu são usados para consultar às técnicas vistas não prontamente ao observador ocasional e às técnicas escondidas dentro kata. Por exemplo, dentro do Karate Shotokan, o treinamento é usado para reforçar o bunkai e a técnica correta. Se as técnicas no kata não são executadas corretamente, não serão eficazes tanto em um treinamento de dois ou mais homens, quanto num kumite ou mesmo a própria realidade.
Algumas ideias em Bunkai
Existem algumas ideias em relação à interpretação dos movimentos dos kata (Bunkai, se assim lhes podemos chamar);
A primeira é referente à interpretação biomecânica do movimento e nesta teoria, a aplicação segue estritamente o movimento da Kata.
A segunda é referente ao percurso de um Kamae para outro e nesta ideia o que interessa analisar é o movimento intermediário de um Kamae para outro.
A terceira é o Kamae em si, não importando o percurso do movimento técnico, mas sim a forma como se finaliza o movimento.
Apesar de poder parecer um pouco confuso na teoria, na prática é muito simples. Se duvidar esta é a explicação do porquê das diferentes execuções técnicas de uma Kata entre linhas diferentes, ou mesmo entre estilos.
Cada vez me convenço mais que Kata é sinônimo de defesa pessoal, não no conceito de base, Ippon Kumite/yakusoku Kumite, mas no seu sentido lato.
Uma coisa é certa, as formas que fazemos hoje em dia não são as mesmas que se faziam na China, provavelmente nunca foram. Creio que as formas que atualmente fazemos são o resultado de uma pesquisa profunda de grandes génios das artes marciais.
E apesar de se poder apregoar aos sete ventos que se faz esta Bunkai porque esta é a verdadeira interpretação, esta afirmação só pode ser verdadeira porque foi aquela que foi transmitida do indivíduo A para o B e provavelmente porque foi aquela a interpretação que o 1º Mestre achou mais indicado para o então aluno.