Vamos falar de um assunto polêmico …
Segundo a crença popular, Bunkai significa aplicação de determinado movimento de uma Kata.Já sei amigos… Kata é uma sequência de movimentos em que simulamos um combate com dois ou mais adversários.
No entanto estou falando segundo o conceito tradicional. Bun pode significar partir ou separar, e Kai pode significar compreender.
Analizando estas palavras poderemos deduzir que Bunkai poderá ter o significado de separar para compreender.
Segundo o que nos é transmitido existem:
* Aplicações Básicas (Kihon Bunkai);
* Aplicações Tradicionais (Dento Bunkai);
* Aplicações Livres (Oyo Bunkai)ou (ura bunkai);
* Aplicações Secretas (Hiden Bunkai);
* Aplicações Oficiais (??? Bunkai);
Vamos recomeçar:
Kihon Bunkai, como a tradução indica, são as aplicações que de uma forma muito básica nos são transmitidas, eu aceito que este tipo de aplicação é criada para ocultar um sentido mais profundo do Bunkai.
Crê-se que este termo tenha sido criado no início do Séc. XX,período em que se começa a ensinar o Karate no sistema escolar de Okinawa.
Durante muito tempo o Karate era ensinado de uma forma secreta. Muitos Mestres tinham apenas um aluno (que poderia ser seu familiar) e desta forma toda a arte era ensinada na sua base, sem espinhas.
A partir do momento em que se começa a massificar o ensino, começa a surgir o problema de como gerir a “partilha” de informação?
Então, de uma forma inteligente, aquele movimento que serve para defender o rosto, passa a chamar-se “Age-uke” que serve para defender um soco à altura do rosto. Desta forma fragmenta-se todas as técnicas numa visão básica.
Quando damos um nome a um movimento estamos a limitar o próprio movimento, um Age-Uke serve apenas para defender um soco no rosto, certo?
Creio que não!
Por isso, quando fazemos Kihon Bunkai, devemos pensar no que eles são, movimentos básicos que foram criados para compreendermos de uma forma racional a biomecânica do Kata…