sábado, 12 de maio de 2012
Eis um conceito “aberto” à interpretações diversas, mas – na realidade – passa a ter uma interpretação única e bastante simples se for corretamente entendido.
Como sempre, vamos ver o que significa esta palavra e depois fazer uns breves comentários para dar início a uma discussão de ideias.
A expressão “Sundome” significa literalmente “Parar à medida”… algo como “Parar numa distância segura” ou “Parar precisamente antes do impacto”. Onde
 SUN - “Medida”.
 DOME - “Parar” – Vem do verbo TOMERU .
E o que isto significa na realidade?
Estamos bastante acostumados a ver (ou a não ver) a aplicação de tal conceito em competições onde o maior ou menor grau de precisão do competidor é o exemplo vivo do tempo de prática do Sundome e, imediatamente, isso traz à memória uma frase de Funakoshi Gichin Sensei:
HITOTSU – WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU.
Importante, os infortúnios nascem com a negligência.
Isso é um fato inquestionável! Mas alguém vai dizer: “Mas numa situação de combate real…”
É verdade, numa situação real não nos importa “raspar a superfície”, queremos mesmo é “Atravessar a fortaleza”… Mas, mesmo em combate real, temos de ser capazes de ter precisão suficiente para executar a técnica corretamente e não “atacar às cegas”. Afinal, é para isso que se treina constantemente os Kata e Kumite.
Métodos de treino variam de instrutor para instrutor, por isso não vou abordar “métodos”.
O que eu quero deixar claro é que SUNDOME implica precisão e precisão implica muito treino. Falhas na aplicação deste conceito são “negligência pura”.
O que o instrutor deve ter em mente é que a negligência não é uma boa imagem para a sua escola. Por outro lado, a precisão, a capacidade de aplicar efetivamente o SUNDOME através do treino constante é a marca de bons instrutores, alunos e escolas.
Finalizando, no meu entendimento, SUNDOME simplificadamente significa golpear com todo Kime e parar o golpe onde você quiser.
OSS!
0 comentários: